Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

terça-feira, 14 de junho de 2016

Salve os animais, coma carne de Jaca


Por Veg Nice, no facebook

A jaca (Artocarpus integrifólia L) é originária da Índia mas facilmente encontrada no Brasil, é alvo de certo preconceito, devido ao seu aroma forte e à viscosidade característica. Contudo, a planta tem sido apontada como alternativa para a alimentação humana sob a ameaça das mudanças climáticas por pesquisadores da Universidade de Bangalore.


Matéria em inglês: https://www.theguardian.com/environment/2014/apr/23/jackfruit-miracle-crop-climate-change-food-security

O fruto tem um incrível valor nutricional e oferece muitos benefícios a saúde; é o maior de todos os frutos cultivados, é da família Moraceae, a mesma do figo e da amora, comum em regiões tropicais. A jaqueira produz até 100 frutos por ano, estes que podem variar de três até incríveis 37 quilos! Muito rico em fibras, cálcio, potássio, ferro, vitamina A, vitamina C, fósforo, magnésio, carboidratos e vitaminas do complexo B, principalmente as vitaminas B2 (riboflavina) e B5 (niacina).


7 Benefícios do fruto de Jaca para Saúde!


100g de jaca fornecem 95 calorias. A fruta possui carne macia e de fácil digestão. É composta de açúcares simples, como frutose e sacarose, que quando consumidos fornecem energia e revitalizam o corpo imediatamente.

A jaca é rica em fibras, o que a torna um laxante natural. O teor de fibra ajuda a proteger a membrana mucosa do cólon, diminuindo o tempo de exposição à substâncias cancerígenas.


Frutas frescas tem pequenas quantidades de vitamina A, e pigmentos flavonóides, como caroteno-ß, xanthin, luteína e criptoxantina-ß. Juntos, esses compostos desempenham papéis antioxidantes vitais nas funções da visão. A vitamina A é também necessária para a manutenção da integridade das membranas mucosas e da pele. O consumo de frutas naturais ricas em vitamina A e caroteno protegem o pulmão de cancro e também a cavidade oral.


Além disso, a jaca é uma boa fonte de antioxidante vitamina C, fornece cerca de 13,7mg – 23% da RDA. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos.

É um dos poucos frutos ricos em vitaminas do complexo B. Contém quantidades muito boas de vitamina B6 (piridoxina), niacina, riboflavina e ácido fólico.
A jaca madura é uma boa fonte de potássio, magnésio, manganês e ferro. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.
Suas sementes são de fato muito nutritivas e ricas em proteínas. Em muitas partes do sul da índia são recolhidas a partir da fruta madura, secas ao sol e armazenadas para uso na estação das chuvas em uma grande variedade de receitas, tanto assadas para um lanche ou substituídas no lugar das lentilhas.