Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

quinta-feira, 31 de março de 2016

CARNE: De onde vem?

AS CRIANÇAS DEVEM SABER DE ONDE VEM O QUE ELAS COMEM

Por Aristeu Aparecido Rodrigues

“Dezoito estudantes da Mavis Beacon Elementary School, em Ohama, Nebraska, passaram por tratamento psicológico depois de uma visita da escola a um matadouro.
Crianças ficaram em choque após presenciar as atrocidades praticadas contra os animais no matadouro... 
 
As crianças ficaram extremamente horrorizadas ao ver como as vacas são cruelmente assassinadas e torturadas. Alguns dos estudantes vomitaram e a maioria chorava o tempo inteiro. O professor, Maxwell Barnes, responsável pela organização do passeio, diz de forma natural e terrível: “Eu não vejo nada de errado no passeio. No início do ano fizemos uma visita a uma fábrica de chocolates. As crianças têm curiosidade em saber de onde vem sua comida. Eu não acho que deve haver algo de errado mostrando de onde vem a carne”. Como se vacas sendo cruelmente assassinadas fossem algo muito natural.
De acordo com informações do jornal Newsweak, as crianças foram levadas no compartimento de carga onde os animais são transportados e testemunharam a barbaridade de como é realizado o processo de sacrifício, onde os animais recebem um tiro de pistola pneumática na cabeça, tendo “morte cerebral”.
Diante da reação horrorizada das crianças, o chefe do estabelecimento Dan Smith conta: “dissemos a eles que era tudo parte natural da carne, como são feitos hambúrgueres deliciosos que eles comem. Mas parece que não ajudou nada”. Como se as crianças fossem seres incapazes de pensar por si só na crueldade que foram obrigadas a presenciar.
Depois do desmaio horrível, os animais foram acorrentados pelas pernas traseiras e esquartejados, sangrando até a morte completa. Diante de tão horrenda cena, as crianças ficaram ainda piores.
“Eu vi um menino vomitando. E, depois, todos começaram a correr e vomitar pelo local. Ficou tudo fora de controle. Eu me assustei e não continuei o passeio”.
Abraça o Veganismo!
Quando olhamos para os outros animais sem preconceitos, facilmente descobrimos que aquilo que temos em comum é muito mais que aquilo que nos separa.
Tal como nós, os outros animais podem sofrer ou alegrar-se, sentir medo ou solidão, sentir frustração ou satisfação.
Tal como nós, os outros animais têm percepção do mundo que os rodeia e têm consciência daquilo que lhes acontece.
Tal como nós, eles têm interesse em viver a vida deles e não querem morrer. 
Tal como nós, eles são alguém, não são alguma coisa.
É fácil ignorar o abuso que os outros animais sofrem, porque eles não têm voz.
É fácil seguir a corrente e explorar os outros animais para nosso benefício.
Mas aquilo que a justiça exige de nós não é que façamos o que é mais fácil, é que façamos o que é correto.
Todas as nossas ações têm consequências e cada um de nós faz a diferença. 
A questão é: queres fazer a diferença no sentido da justiça ou da injustiça?
Queres fazer a diferença no sentido da liberdade ou da exploração?
Num mundo cheio de violência injustificada contra a qual pouco podes fazer, existe algo onde só dependes de ti para fazer toda a diferença: desliga-te da exploração e violentação dos outros animais, abraça o veganismo!
Des-assine este contrato sangrento, como diz a Dra Sonia T. Felipe.
Brasil mata 1 boi, 1 porco e 185 frangos por segundo
Publicado em 20 de setembro de 2013 em NotíciasPelos Animais? Importante
Junte-se às pessoas que estão tentando mudar esta realidade: seja vegana(o).
Se você consome carnes, laticínios (queijo, leite etc.), ovos ou qualquer outro produto de origem animal, você é responsável direto por estes números. 
Em março de 2013, baseados em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicamos uma matéria alarmante: “Brasil mata 1 boi, 1 porco e 166 frangos por segundo” (leia aqui). Infelizmente, o massacre conseguiu um novo recorde.
De acordo com dados publicados pelo IBGE, o Brasil obteve um recorde histórico no assassinato de bovinos. Na soma dos abates do 2º trimestre de 2013 (abril, maio e junho), 8,5 milhões de bois e vacas perderam suas vidas para a indústria da carne e dos laticínios. Embora o agronegócio esteja em festa com a notícia do desempenho histórico de nossas “fábricas de desmontagem de vidas”, é importante lembrarmos que cada um destes animais sofreu de uma forma que somos incapazes de imaginar.
O abate de porcos também aumentou. Quase 9 milhões de animais foram assassinados no período mencionado acima. Os suínos são considerados os animais mais inteligentes já domesticados pelo homem (leia aqui), o que nos faz acreditar que a noção do que está acontecendo com seus semelhantes é apurada. Além do sofrimento físico a que estes animais são submetidos, a perturbação psicológica é algo que deve ser considerado, uma vez que a definição de sofrimento não inclui apenas dor.
Além dos bovinos e suínos, o IBGE analisa o abate de aves (frangos). Em apenas 3 meses, 1,4 bilhão destes animais tiveram suas gargantas cortadas legalmente em nosso país.
Depois de passarem o começo de suas vidas sofrendo em barracões superlotados, os frangos criados para o abate são transportados em caminhões para os matadouros. Ao chegarem, são colocados em uma esteira e depois pendurados de cabeça para baixo em ganchos. Um a um são mergulhados em água com corrente elétrica, em um processo chamado de eletronarcose. Este processo atordoa a ave, mas não mata. Isso porque, a seguir, quando um funcionário corta a garganta do animal com uma faca, é preciso que o coração esteja batendo forte para que seja eficiente o processo da sangria, onde mais de 90% do sangue é expulso do corpo da ave pelo corte feito na garganta.
Uma curiosidade macabra: algumas indústrias diminuem a tensão da corrente elétrica da água durante a eletronarcose para que as aves não fiquem tão atordoadas, facilitando assim a expulsão do sangue no passo seguinte, a sangria.

Des-assine este contrato sangrento, como diz a Dra Sonia T. Felipe.
"Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens estão além de nossa compreensão. Por favor, ajudem a parar com esta loucura."
Richard Gere

Pela abolição da escravatura animal, já!

Aristeu Aparecido Rodrigues
Pedagogo Empresarial