Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Vegetarianismo: da compaixão à paz e justiça

Por Aristeu Vegano - Espaço Vegan

[...] nós torturamos e matamos 2 bilhões de seres sencientes toda semana. 10.000 espécies inteiras são dizimadas todo ano por causa das ações de apenas uma. [...] Se qualquer outro organismo tivesse feito isso, um biólogo chamaria de vírus.
Essa é a transcrição em português do discurso que Philip Wollen, ex-presidente do Citibank e integrante do St. James Ethic Centre, fez no evento “Books Writing Ideas”.


Apresentador: “Por parte do St. James Ethic Centre, The Wheeler Centre, The MelbourneFood and Wine Festival, The Age, da cidade de Melbourne, a todos aqueles que trabalharam juntos para que esse evento fosse possível, eu gostaria de dar as boas vindas a Philip Wollen!” 
Philip Wollen: - “Rei Lear, tarde da noite nos penhascos, pergunta ao cego Earl de Gloucester: Como você vê o mundo? E o homem cego de Gloucester responde: Eu vejo com meus sentimentos. E não deveríamos todos? Animais devem ser tirados do cardápio, porque nessa noite estão gritando de terror nos matadouros, em caixas e jaulas, vis e vergonhosos campos de desespero.
Vejam, eu ouvi os gritos de desespero do meu pai, já morrendo enquanto seu corpo era devastado pelo câncer que o matou. Então eu percebi que eu já havia ouvido esses gritos antes. Nos matadouros, seus olhos retirados à faca e seus tendões cortados, nos barcos de gado para o Oriente Médio e na mãe baleia morrendo enquanto um arpão explode em seu cérebro, ela chamava por seu filhote. Seus gritos eram os gritos de meu pai... Eu descobri que quando sofremos, sofremos como iguais. E na sua capacidade de sofrer um cão é um porco, é um urso, é um menino...
Carne hoje é o novo amianto, mais mortal que o tabaco. CO2, metano e óxido nitroso da pecuária estão matando nossos oceanos com ácidas, hipóxicas zonas mortas. Mais de 90% dos peixes pequenos são moídos em pedaços para alimentar o gado. Vacas vegetarianas, hoje, são os maiores predadores dos oceanos. Os oceanos estão morrendo em nossa época. Em 2048 todos os peixes estarão mortos. Os pulmões e as artérias da Terra. Bilhões de pequenos pintinhos saltitantes são moídos vivos apenas por serem machos (indústria dos ovos). Apenas 100 bilhões de pessoas já existiram, 7 bilhões vivem hoje... E, ainda, nós torturamos e matamos 2 bilhões de seres sencientes toda semana, 10.000 espécies inteiras são dizimadas todo ano por causa das ações de apenas uma. Estamos agora enfrentando a sexta extinção em massa na história cosmológica. Se qualquer outro organismo tivesse feito isso, um biólogo chamaria de vírus. É um crime contra a humanidade de proporções inimagináveis.
Talvez o mundo esteja mudando. Dez anos atrás “Twitter” era o som de um pássaro, “www” era uma tecla presa, “cloud” estava no céu, “4G” era uma vaga para estacionar, “Google” era o arroto de um bebê, “Skype” era um erro de digitação e Al Kaeda era meu encanador.
Victor Hugo disse “não há nada mais poderoso do que uma ideia cujo tempo chegou”. Direito animal é (atualmente) o maior assunto de justiça social desde a abolição da escravatura.
Você sabia que existem mais de 600 milhões de vegetarianos no mundo? Isso é maior do que os EUA, Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Itália, Canadá, Austrália e Nova Zelândia juntos! Se nós fôssemos uma nação, seríamos maiores do que os 27 países da União Europeia. Você acredita nisso? E apesar dessa gigantesca marca demográfica, nós ainda estamos afogados pelos barulhentos cartéis de CAÇA-ATIRA-MATA que acreditam que a violência é a resposta, quando nem deveria ser uma pergunta!
Carne mata animais, nos mata e está matando a nossa economia. O sistema de saúde já está falido nos EUA. Eles vão precisar de 8 trilhões de dólares investidos em contas do Tesouro só para pagar os juros. E eles têm exatamente zero. Eles poderiam fechar cada escola, exército, marinha, força aérea, segurança, fuzileiros navais, CIA, FBI e ainda não teriam dinheiro para pagar a conta dos seus médicos. E em Cornell e Harvard é dito que a quantia ideal de carne para uma dieta humana saudável é exatamente ZERO! Água é o novo óleo. Nações logo irão à guerra por ela. Aquíferos subterrâneos que levaram milhões de anos para encher estão agora secando. São precisos 50 mil litros de preciosa água potável para produzir 1 quilo de bife! Mais de um bilhão de pessoas hoje passam fome, 20 milhões vão morrer por má nutrição. Se diminuirmos a carne em 10% alimentaríamos 100 milhões de pessoas. Eliminando a carne acabaria com a fome para sempre.
Se todos comessem uma dieta ocidental precisaríamos de 2 planetas Terra para nos alimentar. Nós só temos um e ele está morrendo... A pecuária produz 50% mais gases do efeito estufa do que o transporte. Carros, trens, barcos… Muito mais.
Quando viajo pelo mundo, vejo países pobres vendendo os seus grãos para o oeste enquanto suas próprias crianças sentem fome em seus braços. E o oeste dá os grãos à pecuária para que possamos comer um bife?! Sou eu o único a ver isso como um crime?! Acredite, cada pedaço de carne que comemos é um tapa no rosto manchado de lágrimas de uma criança faminta. Quando eu olho em seus olhos, eu permaneço calado?
A Terra pode produzir comida suficiente para a necessidade de todos, mas não o suficiente para a “ganância” de todos.
Estamos enfrentando a tempestade perfeita. Se qualquer nação desenvolvesse armas que pudessem liberar tanto estrago no planeta nós lançaríamos um ataque militar preventivo e bombardearíamos ela de volta à Idade do Bronze. Mas não é um “país delinquente”, é uma indústria. A boa notícia é que não precisamos bombardeá-la. Nós só precisamos parar de comprar.
Então, George Bush estava errado. O eixo do mal não passa pelo Iraque, Irã ou Coreia do Norte. Ele passa por nossas mesas de jantar. Armas de destruição em massa são nossas “facas” e “garfos”. Nossa proposta é o “canivete suiço” do futuro, ela resolve nossos problemas ambientais, de água, saúde humana e acaba com a crueldade para sempre.
A Idade da Pedra não acabou porque ficamos sem pedra. Essa indústria cruel e repulsiva vai acabar porque terminaram nossas desculpas.
Carne é como moeda de um e dois centavos, custam mais para “fazer” do que “valem”.
E eu sou do meio. E fazendeiros são os que mais têm a ganhar. A produção não vai acabar. Ela vai ter um “boom”. Apenas a linha de produtos vai mudar. Fazendeiros farão tanto dinheiro que nem se preocuparão em contar. E eu serei o primeiro a aplaudí-los. Os governos vão nos amar. Novas indústrias vão surgir e florescer. Preços de seguro saúde vão cair. Listas de espera em hospitais vão desaparecer. Nós seríamos tão saudáveis que teríamos que “atirar em alguém” só para começar um cemitério.
Então, hoje eu tenho dois desafios para a oposição, dois desafios: carne causa uma grande variedade de cânceres e doenças do coração. Poderiam nomear uma doença causada por uma dieta vegetariana? Estou patrocinando a trilogia “Terráqueos”. Se a oposição tem tanta certeza de suas crenças, eu os desafio a enviar uma cópia do DVD “Terráqueos” para todos os seus colegas e clientes. Vamos, eu os desafio!
Animais não são apenas outras espécies. Eles são outras nações. E nós as assassinamos de acordo com nossa vontade.
O Mapa da Paz está escrito em um cardápio.
Paz não é apenas a ausência da guerra. É a presença de justiça.
A justiça deve ser cega em relação à raça, cor, religião ou espécie. Se ela não for cega será uma arma de terror. E hoje há terror inimaginável naqueles horrendos Guantánamos que nós chamamos de fazendas de criação ou matadouros.
Acreditem, se matadouros tivessem paredes de vidro, nós não estaríamos tendo esse debate hoje.
Veja, eu acredito que outro mundo é possível e em uma noite calma eu posso ouví-la respirando.
Vamos tirar os animais do cardápio e dessas câmaras de tortura.
Por favor, votem hoje por aqueles que não têm voz. Obrigado”
Assista o discurso, na integra, original, em inglês ou dublado em português no nosso site www.veganosdosol.com.br

Até a próxima publicação semanal!
Aristeu Aparecido Rodrigues
Pedagogo Empresarial


Publicação 002 - 08 de agosto de 2015 – Diário de Assis-SP