Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Artista faz intervenções em SP para mostrar problemas cotidianos da capital


Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil

Com o projeto São Paulo: uma Realidade Aumentada, o artista Eduardo Kobra pretende chamar a atenção para problemas cotidianos na capital paulista. Conhecido pelos grandes murais expostos ao ar livre em cidades de diversos países, ele se dedica a uma série de intervenções com temática social. “Em todos os pontos da cidade, eu estou fazendo uma ação diferenciada. E estou falando muito de questões sociais da cidade também, como se eu estivesse ampliando em alguns pontos a realidade da cidade de São Paulo”, ressaltou.
Eduardo Kobra lançou hoje (15) um aplicativo gratuito que permite que as pessoas tenham uma nova visão do mural que retrata o arquiteto Oscar Niemeyer no início da Avenida Paulista, próximo à Praça Oswaldo Cruz. Ao apontar a câmera do celular para o painel, obras do arquiteto que estão ocultas nos traços do seu rosto saltam à tela em imagens tridimensionais.

Segundo o artista, a ideia é que fazer uma reflexão sobre a vida na metrópole. “Eu busco trazer um outro olhar para a arte de rua. São Paulo é uma cidade caótica, em que as pessoas estão estressadas no trânsito. Muitas vezes, a gente se preocupa com tantas coisas grandes, mas não presta atenção nos detalhes, na beleza que tem na cidade.”
Ontem (14), Kobra esteve na região da Luz, na área da Cracolândia, local onde se reúnem usuários de drogas. Durante o dia, foi exposta uma série de nove quadros de Kobra retratando grandes personalidades ligadas ao tema da paz mundial. Os frequentadores do local foram, então, convidados a pintar um painel de forma colaborativa. “Mais de 40 deles participaram, pintaram junto comigo. Muitos deles conheciam os meus murais na cidade, o que eu achei mais incrível. Muitos vieram tirar foto comigo”, contou Kobra sobre a experiência.
A ideia surgiu com a convivência com um dos artistas que fazem parte da equipe do artista. “O Marcos, que estava lá ontem, já foi dependente químico. Ficou vários anos, inclusive no crack. E é um artista supertalentoso, uma pessoa superboa, que, em algum momento da vida, se desviou, chegando àquela condição. Mas a gente percebe que, com a arte, ele teve uma nova esperança, uma nova possibilidade de vida. Ele já viajou a mais de dez países comigo.”
Amanhã (16), Kobra vai à favela de Paraisópolis, na zona sul, pintar um mural em homenagem à adolescente Daniela de Oliveira Souza, de 14 anos. A jovem faz parte do Ballet Paraisópolis, projeto de dança com jovens da comunidade. “[É] uma menina que está batalhando pelo sonho dela de ser artista. Ela faz balé. É uma coisa que me interessou muito. Há mais de um ano que eu venho conversando com eles”, disse o artista.

A ação será acompanhada por uma apresentação do grupo.
Eduardo Kobra afirmou que se identifica com o esforço feito pela jovem Daniela. “Tem muito a ver com a minha história. Eu venho da periferia do Campo Limpo e ainda estou batalhando pelo meu espaço”, ressaltou.

Edição: Juliana Andrade