Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

terça-feira, 5 de abril de 2011

Elaboração de Projetos Sustentáveis


Data: 26 de abril à 5 de maio de 2011 (terças, quartas e quintas - 26, 27 e 28 de abril + 3, 4 e 5 de maio)
Horário: 9:00 às 12:30 hs
Valor:
 R$ 260,00 – incluso material didático virtual
Carga horária: 21 horas divididas em 6 aulas

Este curso tem como obejtivo principal fazer com que o aluno se aproprie das práticas para elaboração de um Projeto Sustentável.
Projeto Sustentável é compreendido como um projeto que tenha começo, meio e continuidade.
Para isso é imprescindível alguns métodos estratégicos nas etapas de elaboracão do mesmo.

Plano de Curso:

O curso está dividido em três módulos: O introdutório, que visa discutir os conceitos vigentes no mundo do terceiro setor, proporcionando a linguagem básica para as ações, práticas e reflexões necessárias na atuação desse segmento social. O segundo módulo, no qual o aluno passará pela experiência de elaborar todas as etapas de um projeto sustentável, através de métodos aplicados. E por fim, o módulo de conhecimento das ferramentas de gestão de projetos, fundamentais para o seu bom desenvolvimento. Sabendo que todo este conteúdo é imprescindível para a elaboração de um bom projeto sustentável. O Curso está estruturado da seguinte forma:

- Reflexões sobre o papel do terceiro setor;
- O que é e para que serve a elaboração de um projeto sustentável?;
- Metodologia de elaboração;
- Estrutura de um projeto sustentável;
- Ferramentas de gestão e acompanhamento;
- Construção de indicadores - Monitoria e Avaliação;
- O começo da continuidade.

Metodologia
:
O curso terá uma abordagem metodológica que contribui para a participação ativa dos alunos, possibilitando que vivenciem o processo de construção coletiva adequado aos projetos sustentáveis. Através de discussões orientadas, com uso de slides, exercícios experimentais realizados em grupos e estudo de caso, o aluno se apropriará dos conhecimentos, habilidades e valores a serem mobilizados, conforme estrutura do curso.

Público-Alvo:
Profissionais do terceiro setor, profissionais autônomos e pessoas com interesse no terceiro setor e projetos sustentáveis.

Facilitador:
Fabio Guaraldo Almeida - formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na USP. Atualmente participa do Programa de Pós-Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, com um projeto de etnoarqueologia em comunidade Quilombola do Vale do Ribeira. Há mais de seis anos atua no terceiro setor como coordenador de projetos. Docente contratado pelo Senac, há três anos ministra cursos voltados para o fortalecimento do Terceiro Setor na área de desenvolvimento sustentável, como formação de agentes comunitários, empreendedorismo social, responsabilidade social e empresarial e outros. Atua também, como consultor e instrutor de treinamentos na empresa de recursos humanos Rhegente Assessoria Empresarial.


Informações e inscrições:
Morada da Floresta
Rua Diogo do Couto 47
Jardim Bonfiglioli, SP, SP
11 – 3735 4085

www.moradadafloresta.org.br
email para contato: contato@moradadafloresta.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário