Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Óleo de buriti

DADOS FÍSICO-QUÍMICOS E COMPOSIÇÃO GRAXA
O óleo de buriti é muito rico em ácido oléico (72,5%), um tipo de ácido graxo mono insaturado muito presente no azeite de oliva, que é associado a uma menor incidência de doenças coronarianas. Além disso, é considerado a fonte natural mais rica em betacaroteno (30 mg/100 g de polpa), superando a cenoura em 5 vezes (6,6 mg/100 g de polpa). No óleo de buriti a concentração é bem maior e alcança 118 miligramas/100 g de óleo. O betacaroteno é um dos mais poderosos antioxidantes, conhecido por sua grande capacidade de renovação celular, funciona como um excelente esfoliante natural. Devido a sua capacidade de absorver radiações na faixa de luz visível e ultravioleta. O óleo de buriti se torna para a indústria cosmética, um eficiente filtro solar que diminui o ressecamento da pele. Em formulações antiaging (rejuvenescedoras) aumenta a elasticidade da pele.

UTILIZAÇÃO POPULAR
O buriti é uma palmeira com uso múltiplo. As folhas novas e os pecíolos (braços) são utilizados freqüentemente no artesanato, na confecção de cestarias, a polpa é transformada em suco chamado “vinho” e doce, que constituem alimentos apreciados na região Amazônica. O óleo do buriti, que é comestível, é usado em frituras, e aplicado contra queimaduras (do sol) na pele, provocando alívio imediato e auxiliando na cicatrização. Devido ao seu poderoso efeito desintoxicante e antialérgico os caboclos tratam picadas de cobra e escorpião com a aplicação do óleo na ferida bem como na ingestão de meia colher. No tratamento de processos asmáticos é ingerida uma colher diariamente, ocasionando a diminuição da tosse e alivio na respiração.

* Luiz Morais, engenheiro químico (Universidade Federal do Pará), especialista em Açaí (Euterpe oleracea), Andiroba (Carapa guianensis), Pracaxi ou Pracachi (Pentaclethra filamentosa), Castanha-do-Para (Bertholletia excelsa), Maracujá (Passiflora edulis), Copaíba (Copaifera oficinalis), Buriti (Mauritia vinifera), Cupuaçu (Theobroma grandiflorum), Ucuúba (Virola sebifera oil end sap.), Muru-muru (Astrocaryum muru-muru), entre outros da Amazônia (www.amazonoil.com.br)

Óleo de buriti (pronta-entrega): www.lojagerminar.com.br

9 comentários:

  1. amei oq o oleo de girassol faz vou curar a minha asma graças a esse oleo!!!

    ResponderExcluir
  2. um esse oleo de buriti fez em menos de um mes eu ja estava curada da asma!!!mas a nataçao tambem ajudou bastante!!!antes de eu usar este oleo!!**-**

    ResponderExcluir
  3. UM...!!!AMEI O RESULTADO DESSE[OLEO DE BURITI].EM MENOS DE UM MES ESTAVA CURADA DA ASMA!!!MAS A NATAÇÃO TAMBÊM AJUDOU MUITO!!!

    ResponderExcluir
  4. EU UTIIZEI O OLÉO DE BURITI NO TRATAMENTO DE MÁ CIRCULAÇÃO SANGUINEA SEM NECESSIDADE DE CIRGURGIA E HOJE ESTOU CURADA.

    ResponderExcluir
  5. gual a dojagem diaria do oliu de buriti

    ResponderExcluir
  6. Como usar este oleo de burti pra mal circulaçao quantos colher EU tomo EU tenho muitas dornas per a POR causa mal ciculaçao

    ResponderExcluir
  7. é só passar o óleo. Não tem nenhum problema em consumir. Ele tem o gosto do dendê.
    Beijos

    ResponderExcluir