Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

sábado, 24 de janeiro de 2015

10 mitos sobre a crise hídrica

Gostaria de desmistificar alguns pontos sobre a crise hídrica em SP, assunto que tangencia minhas pesquisas acadêmicas.
1- “Não choveu e por isso está faltando água”. Essa conclusão é cientificamente problemática. Existem períodos chuvosos e de estiagem, descritos estatisticamente. É natural que isso ocorra. A base de dados de São Paulo possibilita análises precisas desde o século XIX e projeções anteriores a partir de cálculos matemáticos. Um sistema de abastecimento eficiente precisa ser projetado seguindo essas previsões (ex: estiagens que ocorram a cada cem anos).

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Juliana Malhardes: Curso em Brasília


Por Juliana Malhardes

As inscrições já estão abertas!
Apresentação:
O propósito dos cursos que oriento é instrumentalizar os participantes com recursos práticos para substituições cotidianas de pratos e refeições através da Culinária Viva. Uma “cozinha” surpreendente, linda e saborosa, que dispensa o cozimento dos alimentos, pois valoriza a vitalidade presente nos vegetais.

Para isso apresento técnicas que associadas a receitas, inspiram o processo criativo independente, onde o participante gradativamente encontra recursos para criar livremente no seu dia a dia.

Nesse método as receitas buscam reproduzir a forma da comidinha conhecida por nós, ou seja, re-criamos sopinhas, farofa, biscoitos, macarrão, pão, pastinha, sanduiches, enfim o que reconhecemos como comida, de forma a temperar com Amor as novas descobertas gastronômicas que a Culinária Viva oferece.

O meu desejo é que a Culinária Viva germine para cada um dos participantes como um caminho prazeroso de acesso a um alimento luminoso, para o corpo, mente e espírito, assim como tem sido pra mim nos últimos 8 anos.

Com gratidão e amor,
Juliana Malhardes

SEGUE A PROGRAMAÇÃO:

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A concentração das empresas nas gôndolas do supermercado




Dez grandes companhias – entre elas Unilever, Nestlé, Procter & Gamble, Kraft e Coca-Cola – abocanham de 60% a 70% das compras de uma família e tornam o Brasil um dos países com maior nível de concentração no mundo

Talvez passe despercebido àqueles que vão ao supermercado que um conjunto pequeno de grandes transnacionais concentra a maior parte das marcas compradas pelos brasileiros. Dez grandes companhias – entre elas Unilever, Nestlé, Procter & Gamble, Kraft e Coca-Cola – abocanham de 60% a 70% das compras de uma família e tornam o Brasil um dos países com maior nível de concentração no mundo. O que sobra do mercado é disputado por cerca de 500 empresas menores, regionais.
Quer um exemplo dessa concentração? Quando um consumidor vai à seção de higiene pessoal de um estabelecimento comercial e pega nas gôndolas um aparelho de barbear Gilette, um pacote de absorventes Tampax e um pacote de fraldas Pampers, ele está comprando três marcas que integram o portfólio da gigante norte-americana Procter & Gamble – que também é dona dos produtos Oral-B, para dentes.

O poder da Unilever
Uma dona de casa vai uma vez por mês ao supermercado fazer as compras para sua família: ela, o marido e duas crianças. Para a cozinha, ela compra Knorr, Maizena, suco Ades e a maionese Hellmann’s. Para a limpeza da casa, sabão em pó Omo e Brilhante. Compra ainda Comfort para lavar a roupa. Passa na área de cosméticos e pega o desodorante Rexona para seu marido, e sabonete Lux para ela. Compra pasta de dente Closeup, a marca preferida da filha.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Campanha de doação para os bichinhos em Januária (MG)

Meu amigo Ricardo Iglesias, de Januária, Minas Gerais, é um protetor e está precisando de o máximo de ajuda possível. Vamos colaborar?

Banco Bradesco
Ag. 0026-4 C/C 104806-6   José Ricardo Iglessias Soares
ou
Endereço para doação de  rações:
Av. Cônego Ramiro Leite, 511
Centro
CEP 39480-000 Januária-MG