Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Bicarbonato de sódio: utilização na saúde e higiene


Este pozinho branco é de grande utilidade para tratamentos de saúde, higiene e limpeza, sustituindo com eficácia cosméticos e produtos de limpeza diversos, que podem ser agressivos à saúde e ao meio ambiente, além de serem testados em animais (na sua grande maioria)
Abaixo, algumas utilizações deste poderoso produto:

Saúde e higiene pessoal

Clarear os dentes – escove os dentes com uma pitada de bicarbonato, para clareá-los. (utilize de vez em quando, no máximo 1 vez por semana)
Combater aftas, cáries e mau hálito – Despeje uma pitada do produto em um copo de água e faça bochechos.
Alergias respiratórias -Limpa e remove ácaros, poeira e mofo do ambiente, que causam alergias. 50 g de bicarbonato de sódio +10 gotas de cada óleo essencial a seguir: eucalipto citriodora, citronela e cedro – misture e aplique em colchões, cobertores, ededrons, travesseiros, bichos de pelúcia, tapetes, cortinas, etc.  Deixe agir por aproximadamente 15 minutos e retire com aspirador de pó.
Limpeza dos cabelos – o bicarbonato promove uma limpeza profunda, como um shampoo anti-resíduos. Dilua uma colher de sopa em um copo de água morna e esfregue sobre o couro cabeludo e fios. Enxague. (utilize de 15 em 15 dias)
Desodorante – misture o bicarbonato com algumas gotas de água filtrada, o suficiente para formar um creme, e aplique nas axilas. O produto evita que as bactérias se proliferem,  prevenindo assim o mau cheiro. Para obter um desodorante perfumado, adicione algumas gotinhas de óleo essencial de sua preferência.

Higiene e limpeza

Higienizar alimentos – neutraliza e minimiza os efeitos nocivos dos agrotóxicos.Dilua 1 colher de sopa bicarbonato em 1 litro de água e deixe os vegetais de molho por no mínimo 30 minutos.
Na limpeza geral- O bicarbonato de sódio é  bactericida e um poderoso agente de limpeza,  removendo odores, manchas, mofo e gordura. Pode ser aplicado diretamente sobre a superfície ou diluido em água.
Roupas – adicione meia xícara de bicarbonato à lavagem de roupas para potencializar a limpeza.