Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ANDIROBA (Carapa guianensis, Meliáceae)

Óleo de andiroba

O óleo de Andiroba é uma fonte rica de ácidos gordurosos essenciais, inclusive oléico, palmítico, mirístico e ácidos de linoléico além de conter componentes não graxos como triterpenos, taninos e alcalóides isolados, como a andirobina e carapina. A amargura do óleo de andiroba é atribuída a um grupo de terpenos chamados de meliacinas, que são muito semelhante às químicas amargas de antimalaria. Recentemente, uma destas meliacinas, chamada gedunina, foi documentada com propriedades antiparasiticas e antimalariais com efeito semelhante a quinina. Análises químicas de óleo de andiroba identificaram as propriedades antiinflamatórias, cicatrizantes e insetífugas que são atribuídas à presença de limonoides, nomeado de andirobina. Principalmente, depois do patenteamento de um creme hidratante e anticelulite à base de óleo de andiroba pela francesa Yves Rocher houve uma grande procura do óleo de andiroba no mercado de cosméticos.
O óleo de andiroba é um dos óleos medicinais mais vendidos na Amazônia. Em mistura com mel e copaíba é um remédio antiinflamatório muito popular no combate a infecções de garganta e em processos de gripe em geral. Também fortalece e embeleza os cabelos e em forma de sabonete é um remédio milagroso no combate às acnes e espinhas. Devido a sua boa penetração na pele é freqüentemente utilizado na massagem para aliviar baques, luxações, artrite e reumatismo, atuando também como calmante na pele e clareador de manchas superficiais.

Vela de andiroba
A vela de andiroba é usada como repelente eficaz para o mosquito Aedes aegypti, vetor da febre amarela e da dengue. Ao ser queimada, exala um agente ativo que inibe a fome do mosquito, conseqüentemente, reduz a sua necessidade de picar as pessoas. Pesquisas revelaram uma eficiência de 100% na repelência do mosquito, resultado jamais encontrado em qualquer outro produto existente no mercado destinado ao combate do mosquito. Além desta característica, a vela é totalmente atóxica, não produz fumaça e não contém perfume.
Como repelente, para afugentar os mosquitos, os caboclos fazem tradicionalmente, bolas de bagaço de andiroba que sobrou da extração do óleo, as quais são queimadas ou também podem ser aplicada em uma mistura com urucum (Bixa orellana) para formar uma pasta, que protege o corpo contra picadas do mosquito.*
http://www.amazonoil.com.br/produtos/oleos/andiroba.htm

Mais sobre andiroba:
O óleo de Andiroba é usado pelos indígenas misturado com corante de urucum (Bixa orellana L.) para repelir insetos, e como medicamento contra parasita do pé. (http://www.amazonlink.org/biopirataria/andiroba.htm)
Anti-séptico, cicatrizante, anti-inflamatório, atua na prevenção de celulites, combate artrite, eficaz em contusões e distensões musculares, age também como repelente natural de insetos hematófagos. É usado no tratamento de dermatoses, combate a pediculose (infestação de lêndeas e piolhos) e debela a caspa e a seborréia. Antiinflamatório, emoliente, adstringente e antialérgico, reduz os efeitos de picadas de insetos (Adailton D. Silva – Sabedoria Natural Cosmético)

Medicina tradicional
A casca é utilizada para o preparo de um chá contra febre, o qual também serve como vermífugo. Transformada em pó, trata feridas e é cicatrizante para afecções da pele. Os caboclos fazem um sabão medicinal com o óleo bruto, cinza e resíduos da casca de cacau. Além de ser empregado na fabricação de sabão, também fornece um ótimo combustível utilizado para iluminação nas áreas rurais.
O óleo é muito usado na medicina doméstica para fricção sobre tecidos inflamados, tumores e distensão muscular. Além disso, sabe-se ainda que o óleo da andiroba é utilizado como protetor solar e a casca e a folha servem contra reumatismo, tosse, gripe, pneumonia, depressão.
http://www.amazonlink.org/biopirataria/andiroba.htm

O óleo de andiroba é indicado como antiinflamatório para dores musculares e micoses nas áreas externas do corpo. Também combate a diabetes e o reumatismo através da homeopatia. O bálsamo é usado para a fabricação de sabonetes medicinais e para uso tópico em luxações. O óleo da semente também serve como protetor solar. Em determinados períodos do dia na região, principalmente no fim da tarde e à noite, é grande a incidência de mosquitos, por isso, muitos índios da Amazônia misturam a andiroba ao urucum, o que se torna um eficaz repelente de insetos.
http://www.ecoterrabrasil.com.br

Diversos estudos sobre a andiroba:
http://www.unicamp.br/unicamp/search/google?cx=009049083171732858319%3Aa8cacdtf1pk&cof=FORID%3A11&query=andiroba&op=Buscar&form_id=google_cse_searchbox_form#1070

* Luiz Morais, engenheiro químico, Universidade Federal do Pará, especialista em Açaí (Euterpe oleracea), Andiroba (Carapa guianensis), Pracaxi ou Pracachi (Pentaclethra filamentosa), Castanha-do-Para (Bertholletia excelsa), Maracujá (Passiflora edulis), Copaíba (Copaifera oficinalis), Buriti (Mauritia vinifera), Cupuaçu (Theobroma grandiflorum), Ucuúba (Virola sebifera oil end sap.), Muru-muru (Astrocaryum muru-muru), entre outros da Amazônia (www.amazonoil.com.br

Óleo, sabonete, hidratante e vela de andiroba (pronta-entrega): www.lojagerminar.com.br

5 comentários:

  1. Andiroba! Era esse o óleo que uma amiga usou para espantar mosquitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só como repelente de mosquitos, bem como exelente anti-inflamatório.

      Excluir
  2. Estes óleos, manteigas e resinas da Amazônia são muito bons!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de andiroba, é exelente para passar em móveis,proporcionando um brilho inigualável, bem como protegendo de cupins e brocas.

      Excluir
  3. curamos as rachaduras nos calcanhares, com aplicaçaô dez dias do oleo de andiroba,Tambem excelente experiencia na infecçâo de um ferimento nas costas dq mâo (ja estava inchado e escuro se alastrando) em sete dias totalmente curado....ainda tenho minhas reservas quanto à ingestâo pois a Anvisa ainda nâo liberou,Afirmam que nos ratos ele deteriorou o figado.....

    ResponderExcluir