Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Curso Carnivoria: da carne ceifada à texturizada. Implicações (diet)éticas, Dr phil. Sônia T. Felipe

Por VEDDAS - Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade


Carnivoria: da carne ceifada à texturizada. Implicações (diet)éticas
Dr phil. Sônia T. Felipe*

📚 Curso de (diet)ética política (em três módulos)
🗓️ 29/7, 26/8 e 30/9 – 18h às 21h
🌐 Online e gratuito
➡️ Inscrições em: bit.ly/carnivoria (link na bio @veddas_ong)

A era do apego às carnes e a outros alimentos extraídos de animais está com seus dias contados. Até o final da próxima década, a dieta humana passará por uma revolução. Os alimentos podem até manter o aspecto, a textura e os nutrientes das carnes extraídas de animais, mas serão produzidos ou processados inteiramente com ingredientes vegetais. O curso Carnivoria – da carne ceifada à texturizada: Implicações(diet)éticas está modulado em três módulos.

Módulo I (29/7) – Carnivoria: dependência química, ou cultural?

Neste primeiro módulo percorremos uma via de mão dupla: A do efeito da carne nas mentes humanas e seu reverso, o efeito das mentes humanas, induzidas à carnivoria, sobre os negócios da carne. Em qualquer dos dois sentidos não há inocência humana. Os inocentes são os animais aprisionados na via da comilança e em suas intersecções. Seus corpos e suas secreções são processados e seus restos mortais – que a propaganda chama de “produtos” – são engolidos pelos humanos. Os inocentes atropelados pela maquinaria da matança, são seres sencientes tanto quanto nós o somos, embora em cada um deles e em nós a sensibilidade e a ciência ambiental de si tenha formas de expressão multiversas.

Módulo II (26/8) – Abolição da carnivoria: razões éticas

Neste módulo são arrolados os argumentos para a defesa dos animais contra a maquinaria institucional que os cria, degola, esquarteja e propaga o consumo de seus músculos mortos. São razões mais do que conferidas pela ciência: O sofrimento dos animais – criados em rebanhos cerceados e manejados; A devastação ambiental, por conta da devora de 80% das colheitas de grãos e de cereais ao redor do mundo, e sua transformação em matéria fecal; A contaminação das escassas águas; As emissões de gases que, por terem o mesmo efeito de uma estufa, aprisionam na biosfera o calor exalado da terra, das cidades, dos oceanos e das florestas, tornando as temperaturas letais para os animais, os ecossistemas florestais, oceânicos e glaciares, e os humanos. Nenhuma das espécies vivas ao redor do planeta Terra evoluiu para suportar temperaturas extremas não habituais.

Módulo III (30/9) – O cultivo artificial de carnes: implicações éticas

Este módulo apresenta os experimentos de produção de carnes em ambientes industriais, seu propósito de libertar o planeta dos rebanhos e, ao mesmo tempo, oferecer aos carnivoristas alimentos cárneos substitutivos aos animalizados; os impasses desse projeto; os desafios e as saídas criativas dos jovens empreendedores veganos que se entregam à tarefa transdisciplinar de investigar a possibilidade da bioengenharia de alimentos vegetalizados: carnes, leites e ovos, sem a criação e a matança de animais.

Animastê!
Sônia T. Felipe

===============

*Doutora em Filosofia Moral e em Teoria Política pela Universidade de Konstanz (Alemanha, 1991), com pós-doutorado em Bioética-Ética Animal pela Universidade Clássica de Lisboa (Portugal, 2001-2002). Atuou como professora, pesquisadora e orientadora no Departamento de Filosofia e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (1979-2010).

É vegana há mais de 20 anos. Iniciou, no Brasil, os estudos filosóficos em ética animal e ética ambiental, em 1992, introduzindo as teorias que alavancam ainda hoje os movimentos animalistas, elaboradas por Humphry Primatt, Sir Richard D. Ryder, Andrew Linzey, Peter Singer, Tom Regan, Paul Taylor, Steven M. Wise e Gary Francione. Coordenou, entre outros, os projetos e publicações dos volumes temáticos da Revista Ethic@ (Revista Internacional de Filosofia Moral, UFSC), dedicados à Ética Animal, Ética Ambiental, Comunidade Moral, e o Projeto de Estudos Ecoanimalista Feminista (UFSC).

É autora dos livros:
Por uma questão de princípios: alcance e limites da ética de Peter Singer em defesa dos animais (2003)
Ética e experimentação animal: fundamentos abolicionistas (2007)
Galactolatria: mau deleite (2012)
Acertos abolicionistas: a vez dos animais (2014)
Carnelatria: escolha omnis vorax mortal (2018