Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Como germinar os alimentos

Por Ana Prado, Revista dos Vegetarianos

Entenda o que é a germinação, o que faz pelos alimentos e aprenda a fazê-la em casa


O primeiro estágio de desenvolvimento de um grão, a germinação, é uma técnica que você pode praticar na sua casa para ganhar mais saúde.
Quando alguns grãos são germinados, como sementes de girassol, trigo ou lentilha, eles podem se tornar mais nutritivos e serem usados para enriquecer as mais diferentes receitas, como saladas, sanduíches e até bebidas, como sucos. Quem explica mais é a nutricionista Astrid Pfeiffer, autora do livro A cozinha vegetariana de Astrid Pfeiffer (Ed. Alaúde).

O que é a germinação?
É o início do processo de desenvolvimento de um grão, que pode ser induzida por hidratações regulares. A germinação precede a fase em que surgem os brotos, que mais tarde se tornam uma nova planta.
Interrompendo-se esse processo é possível obter alimentos com mais vitalidade e diferentes valores nutricionais. Com exceção dos feijões preto e mulatinho, que podem adquirir teor tóxico, a germinação pode ser feita com praticamente qualquer grão ou semente e, inclusive, alguns tipos de leguminosas e oleaginosas.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Mudas nativas gratuitas em quatro estados brasileiros

Por Ciclo Vivo

Além de conseguir a árvore, também é possível receber orientações sobre os cuidados e manutenção de cada espécie.
O primeiro passo para quem quer plantar uma árvore, seja ela dentro de casa, em um terreno vazio ou na própria calçada, é conseguir uma muda de espécie nativa. Diversos órgãos governamentais e não governamentais oferecem serviços de doação de mudas das mais diferentes espécies.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Pouco a pouco vamos libertando os escravos

Eduardo Kobra


Ao contrário do que diz uma notícia falsa que tem circulado nas redes sociais, a Justiça de São Paulo não proibiu o famoso rodeio de Barretos.
A decisão do desembargador Péricles Piza, tomada em dezembro de 2015 e só divulgada dia 12 de janeiro no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, afirma que apenas as provas de laço e as vaquejadas estão proibidas. O rodeio com montarias de bovinos e equinos continua liberado. Para ler a decisão do desembargador na íntegra, baixe o PDF na rede social.
As provas de laço e vaquejadas já estavam proibidas em Barretos, mas uma lei municipal de fevereiro de 2015 tentou liberar esse tipo de prova na cidade. Então, o Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, ajuizou uma ação contra o prefeito e contra o presidente da Câmara Municipal de Barretos.
A decisão do desembargador Péricles Piza, portanto, refere-se à ação contra a administração pública de Barretos. O desembargador manteve a proibição, ou seja, entendeu que a lei municipal não pode ser aplicada.
Especificamente sobre as provas de laço, realizadas com bezerros, e as vaquejadas, Péricles afirmou que trata-se de maus-tratos. “Incutir medo, dor, sofrimento e morte a outros seres não é algo que queremos perpetuado em nossa cultura.” – disse o desembargador.