Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

domingo, 17 de julho de 2011

A farsa da sustentabilidade

Virou uma onda mundial a palavra sustentabilidade. Supermercados, bancos, programas de TVs, revistas e sítios na internet tornaram-se “protetores” do planeta e pintaram suas placas e logomarcas de verde.
Há um programa chamado “ecocomida” em que o cozinheiro fala muito sobre a importância de consumir orgânicos e “carnes saudáveis”.
Nesta semana comecei a assistir a um destes programas que propõem soluções ao nosso planeta e o assunto era a preparação “adequada para o tratamento do couro”. Isto é, os bois são abatidos e a forma de extrair este couro “é sustentável” e, provavelmente, os sapatos e bolsas serão comercializados também como orgânicos.
Mas a maioria compensa os abates, humanitários ou não, plantando árvores (quem acredita nisto?) em função da emissão de CO2 durante estas transmissões.
O vídeo abaixo mostra que a sustentabilidade é a preservação da água, da terra, do meio ambiente. Isto é, da “vida” do planeta.
“Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, por um compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, pela rápida luta pela justiça e pela paz, e pela alegre celebração da vida” (Carta da Terra – Paris, março de 2000)


Nenhum comentário:

Postar um comentário