Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

sábado, 23 de outubro de 2010

Fraldas ecológicas

Só nos EUA vão para o lixo 18 bilhões de fraldas descartáveis por ano. Uma vez usadas, cerca de 90% delas entram no ciclo de lixo caseiro e vão parar em aterros, criando de imediato um problema de saúde pública. Detritos contendo vírus de fezes humanas (incluindo vacinas vivas usadas na imunização de rotina em crianças) podem infiltrar-se na terra e poluir as reservas de água no subsolo. Além deste potencial de contaminação subterrânea, vírus transportados por moscas e outros insetos contribuem para uma situação nada saudável.
Apesar da maioria das embalagens descartáveis recomendar jogar os detritos fecais no vaso sanitário, tal procedimento não é praticado e é desencorajado pelo design da fralda. Por esta e outras razões é duvidoso que mais do que 10% dos pais sacudam os detritos das fraldas descartáveis.
O desperdício de materiais é outra conseqüência do uso de fraldas descartáveis (quando uma fralda descartável é colocada num bebê, tem uma duração útil de poucas horas):
- como não há como reutilizá-la, só nos Estados Unidos, ela provoca o desperdício de 100 000 toneladas de plásticos e 800 000 toneladas de polpas de árvores.
De que são feitas as fraldas descartáveis?
As fraldas descartáveis têm uma camada exterior de polietileno à prova de água, uma camada interna de pasta de papel, um poliacrilato (é um polímero super absorvente usado em fraldas descartáveis que é conhecido como gel super absorvente ou floc gel sintético) e uma zona repelente de água. A maior parte das fraldas tem ainda fragrâncias e perfumes.
O material utilizado para fazer o polietileno das fraldas descartáveis é o petróleo, um recurso não renovável. É necessário um copo de petróleo cru para fazer o plástico de uma fralda descartável. Durante um ano, um bebê que use apenas fraldas descartáveis, consome cerca de 130kg de plástico (incluindo o pacote das fraldas).
A camada interna da fralda é composta por pasta de papel e poliacrilato de sódio. São necessários 200-400 kg de pasta de papel por bebê/ano. Esta pasta, de forma indireta, contamina o meio ambiente porque será branqueada e, para isso, necessita de produtos tóxicos como as dioxinas.
A produção de uma fralda descartável tem também um preço ambiental muito elevado em termos de água e energia. São necessárias quantidades maciças de água para transformar a polpa da madeira em papel para descartáveis. O Landbank Consultancy, agenciado pela Women`s Environmental Network em Londres, reprocessou os estudos de 1991 da Procter & Gamble que falsamente proclamavam que o impacto das fraldas descartáveis não era pior do que o das fraldas de pano. Eles concluíram que as fraldas descartáveis gastam 2,3 vezes mais água, consomem 3,5 vezes mais energia, utilizam 8,3 vezes mais materiais não renováveis, usam 90 vezes mais materiais renováveis e 4 a 30 vezes mais terreno para cultivá-los. O Landbank Consultancy levou em consideração que quando se utilizavam fraldas de pano, há mudanças de fralda mais freqüentes.

Alternativas às fraldas descartáveis
Apesar de tudo o que foi apresentado anteriormente existem alternativas: as fraldas de pano. O seu uso exige uma mudança no estilo de vida e no modo de lidar com a higiene das crianças.
O uso de fraldas de pano é a melhor escolha para o meio ambiente – são necessários menos de 10 kg de algodão para dois anos de fraldas. Para reduzir ainda mais o impacto ambiental, devem preferir-se fraldas de algodão biológico, e para um melhor conforto escolher as de 100% algodão (algumas levam fibras sintéticas), de cânhamo ou de bambu.
Além da vantagem ecológica, o uso das fraldas de algodão é uma solução vegana, uma vez que a maioria das fraldas descartáveis é de marcas que testam em animais ou que usam ingredientes de origem animal. A escolha das fraldas de pano permite também uma poupança econômica (em média, cada bebê gasta por mês 124 fraldas descartáveis) e traz benefícios para a saúde do bebê, causando menos irritações na pele.
As fraldas de pano comercializadas atualmente estão bem longe das usadas há décadas pelos nossos pais e avós. São fraldas atraentes e não necessitam de alfinete, pois têm fecho ajustável.  Cada fralda de algodão pode durar até seis anos; do nascimento até os dois anos serão apenas 12 fraldas.
Referência: www.centrovegetariano.org

Fraldas de algodão em: www.lojagerminar.com.br

4 comentários:

  1. e o que as mães fazem com o tempo diminuto nesta sociedade capitalista, que exige que esta mulher seja onipresente???

    ResponderExcluir
  2. O sol tira toda a mancha da fralda (tb tira do bioabsorvente).

    ResponderExcluir
  3. boa noite... quis dizer com relação ao tempo para lavar as tantas fraldas usadas ao longo do dia... sempre penso na mães de antes das fraldas descartáveis... na verdade estas tinham mais tempo em casa...

    ResponderExcluir
  4. Eu já experimentei as fraldas nacionais. Elas são muito bonitinhas, mas ficam manchadas e demoram a secar. Além disso duram pouco tempo, pq vão ficando duras e encardidas. Optei pelas importadas e agora descobri um site aqui no Brasil que também vende www.fraldasdipano.com.br
    as minhas ainda não chegaram, mas acredito que sejam mais eficientes. Vamos ver.

    ResponderExcluir