Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Você sabe de onde vem a gelatina?

Impressora Verde 3D que imprime designs de projetos orgânicos


O projeto PrintGREEN traz uma impressora em 3D que imprime designs de projetos orgânicos utilizando uma “tinta” na máquina que é uma combinação de solo, sementes e água, e dessa maneira, pode ser concebido para imprimir em qualquer formato.

Quem trabalha com projetos orgânicos ou é jardineiro pode reproduzir uma série de impressões vivas, objetos personalizados em uma variedade de tamanhos e formas. O projeto foi criado na Universidade de Maribor, na Eslovénia, pelos estudantes Maja Petek, Tina Zidanšek, Urška Skaza, Danica Rženičnik e Simon Tržan, com a ajuda de seu mentor Dušan Zidar. O objetivo do projeto é unir arte, tecnologia e natureza, de forma criativa produzindo desenhos que vivem com a ajuda da tecnologia.
Após a secagem, a mistura lamacenta mantém a sua forma e começa a germinar grama a partir do material orgânico. O slogan do PrintGREEN é uma torção no lema conservacionista de idade, “pensar antes de imprimir”, contando a sua audiência a “impressão, porque é verde.”


Mais do projeto aqui.

domingo, 23 de agosto de 2015

10 curtas independentes brasileiros sobre sociedade e animais para assistir online e despertar


Lembra a época em que na escola adorávamos fazer resenha de filme porque era mais rápido que ler um livro para isso? Hoje muitos jovens já acham o filme muito longo. Já reparou como cada um de nós passa cada vez mais rapidamente pelas informações na internet? É uma enxurrada de conteúdo e interações em um espaço de tempo não apernas curto, mas concomitante.

Lembro da época em que descobri o polêmico e revelador documentário Terráqueos. Ele estava disponível no youtube dividido em umas 10 partes diferentes, já que na época só entravam vídeo de até 10 minutos no canal. A minha internet era discada, um vídeo de 10 minutos demorada um dia inteiro para abrir, isso se a conexão não caísse e zerasse tudo. Uma amiga conhecia um garoto que cobrava para  baixar filmes na internet e gravar em DVD. Eu precisei encomendar isso para assistir Terráqueos! Mas valeu a pena. Depois de assistir, minha vida nunca mais foi a mesma. E de muitos animais ao redor do mundo também não. Porque esse filme sem dúvida é o que despertou muitos pessoas a agirem pelos animais, desde nas suas escolhas no dia a dia, a intervenções pontuais. Nas ações da ULA inclusive gravávamos o filme em DVDs e distribuíamos, para que cada vez mais pessoas pudessem ter acesso às informações preciosas nele contidas

Mas hoje em dia está bem diferente. Uma imensa parcela da população tem acesso a qualquer filme a um clique. E a facilidade relativizou o tempo, como dito no início. Pensando nessa galera que não consegue mais ficar uma hora olhando para a tela sem acessar outra coisa, indicaremos aqui 10 curta metragens com média de 10 minutos que gostamos muito! A cartase está a um clique!

Para assistir, basta clicar no título do filme.

O instigante curta brasileiro, da diretora Luara Lux em parceria com Fiori Vonière, levou muitos às lágrimas ao provocar uma reflexão sobre a nossa sociedade. Não apenas sobre as nossas incoerências em relação aos animais, mas também em como tratamos uns aos outros. Quais são as nossas prioridades?