Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

União Vegana de Ativismo (UVA) declara apoio a Lula

Lula no Recife, 14/10/22. Foto: Ricardo Stuckert
Por Vegazeta

A União Vegana de Ativismo (UVA), que soma 45 coletivos no Brasil e exterior, publicou ontem (13) uma nota em apoio ao candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O veganismo popular precisa ser nítido ao dizer que faz oposição a um governo que apoiou a caça e facilitou o porte de armas e munição; que incentivou queimadas em diversos biomas do nosso país; que buscou ativamente destruir políticas públicas para a preservação ambiental; que permitiu e até incentivou garimpo ilegal em terras indígenas; que negou a ciência e foi diretamente responsável pela morte de mais de 687 mil pessoas pela forma que tratou a pandemia de covid-19”, publicou a UVA.


Segundo a União Vegana de Ativismo, a rede de coletivos segue diferentes vertentes políticas, porém suas perspectivas são absolutamente incompatíveis com o projeto do atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro.

“Não existe neutralidade possível em um país onde a cada dia a extrema direita interdita o debate, gera medo e violência, promove racismo, misoginia e homofobia, faz crescer o desemprego, as desigualdades e a fome. Por isso declaramos aqui nosso apoio a Luiz Inácio Lula da Silva”, publicou a UVA.

“Podemos fazer nossas críticas a Lula e ao PT, no entanto, reconhecemos que estamos em um momento crucial de nossa história e temos dois caminhos que se apresentam à nossa frente. Temos uma escolha fundamental a fazer no dia 30 de outubro e é absolutamente equivocado imaginar que os candidatos são similares em suas propostas ou discursos. Assim como o voto branco, nulo ou deixar de comparecer às urnas, isso coloca em risco o futuro do nosso país.”

Para a eleição deste ano, a União Vegana elaborou uma Declaração de Compromisso com o Veganismo Popular e pediu que os candidatos que disputaram as eleições se comprometessem com suas 21 pautas prioritárias divididas em quatro eixos temáticos – direitos dos animais; meio ambiente e educação; agricultura familiar, agroecologia e territórios; e saúde e nutrição – 25 candidatos assumiram o compromisso. Clique aqui para saber quem são.

Saiba Mais

Fundada em outubro de 2018, a União Vegana de Ativismo (UVA) informa que nasceu da necessidade da afirmação do veganismo como um movimento social e da divulgação de um veganismo popular, inclusivo e justo, em defesa da consideração moral de todos os animais, humanos e não humanos.